Tutorial de Secagem e Cura definitivo

Após a colheita, ainda temos muito trabalho pela frente.
Primeiramente devemos fazer a 'manicure' que corresponde a cortar as folhas da planta, deixando apenas os 'BUDS'



Após esse procedimento, os buds são pendurados para secar, em um local fechado e escuro.
O tempo de secagem pode variar de região pra região. Porém esse primeiro estágio de secagem deve ser lento e controlado, suficiente  para a planta perder o excesso de água e chegar na umidade ideal pra cura.
O ideal é um ambiente com umidade em 65% 70%. você pode medir com um higrômetro ou utilizar um higrostato ligado a um cooler de forma automatizada.


Antes de mais nada, o que é esse negócio de curar? Pra que serve?
R: Enquanto a planta ainda está viva, ela armazena sua energia na forma de açucares, que por sua vez, são processados e "digeridos" a medida que a planta necessita, durante seu ciclo metabólico. Porém na forma singular em que são encontrados, junto com a clorofila, quando queimados (combustão), não são nada saborosos, nem prazerosos e muito menos saudáveis. É como derreter açúcar no forno para fazer caramelo, mas passar do ponto e queimar o caramelo. O cheiro é horrível, o sabor então, e o resultado dessa queima é ainda por cima cancerígeno, repleto de radicais livres e oxidantes.
O ato de curar então nada mais é que realizar o mesmo processo que a planta faz quando converte esses açucares armazenados, de volta em "energia". A planta através de processos físicos e químicos, quebra essas moléculas de açucares em formas consumíveis. Mas como fazemos isso?
Simples, a cura acontece espontaneamente durante uma secagem lenta em um ambiente optimum. Não tão lenta que possibilite o aparecimento de mofo, mas não tão rápida tampouco, pois uma secagem rápida não promove o processamento dos açucares e clorofila.
Durante o processo de cura, os buds podem perder temporariamente o aroma, porém estes voltarão. O resultado final é uma erva de aroma doce, sabor suave e potente.
Até este momento não apresentei nada de novo, nem dados nem informações. Até este ponto estamos abertos a interpretação, as tentativas e erros. Vocês devem estar se perguntando, mas então, sem lenga lenga, como é que eu faço essa tal de secagem lenta, num ambiente optimum de forma controlada?


Curando os buds 

Bem, com o medidor ou controlador de umidade em mãos é hora da cura.


Controle de umidade X tempo


Curar o camarão, significa guarda-lo por um determinado período de tempo sob uma faixa de umidade especifica.

Seguindo esta tabela podemos conseguir os valores de umidade que precisamos:

>70% UR
Ainda não está no ponto de cura ideal, retire todos os buds do pote de vidro e volte-os para secar por mais 12 a 24 horas, dependendo da UR do ambiente.


65-70% UR
Está quase no ponto optimum de cura. Retire a tampe do pote de vidro e deixe-o respirar assim por algumas horas, entre 2 a 4, para que ele seque lentamente.





60-65% UR
- Agora os galhos estão mais quebradiços, os buds parecem pegajosos e eles já estão curando perfeitamente. Continue verificando a UR do interior do pote de tempos em tempos, abrindo-os pelo menos 1 vez por dia para renovar o ar do seu interior e prevenir a aparição de mofo. A medida que passam os dias, a UR interior tende a seguir baixando; Se por acaso neste ponto a UR estiver aumentando ~1% por hora, fique atento pois os buds ainda estão muito molhados. Neste caso, retire-os do pote e deixe secar por algumas horas mais.



55-60% UR
É o ponto optimum. Aqui os buds ja podem ser guardados e conservados por muito tempo (mais ou menos 3 meses), sem medo de mofar. Já não é mais necessário abrir os potes todos dias para renovar o ar. Ao mesmo tempo, os buds continuarão a curar, como um vinho bem armazenado A partir da 2a semana neste ponto, os buds já estão bem fumáveis


< 55% UR
O processo de cura neste ponto é interrompido pois não há UR suficiente. Os buds já estão demasiado secos e não há mais nada que se possa fazer para melhorar. Adicionar umidade não reiniciará o processo e só vai promover a aparição de mofo! Mas não entre em pânico!

OBS: Obviamente os buds necessitam de tempo para transpirar dentro dos pontes para uma medição exata, esse tempo pode variar de acordo com a umidade do bud, quanto mais úmido mais rápida a troca. quando o bud chega na umidade de 70%, o pote leva cerca de 24h pra estabilizar a umidade.


Dicas para secagem:

Se a UR na sua região estiver acima de 50% 
De preferencias para caixa de papelão, armários e lugares que não tenham vedação completa pois a umidade precisa sair.

Se a UR na sua região estiver abaixo de 50%
Recomendo a utilização de um controlador de umidade automatizado ou lugares semi-vedado, com monitoração diária.

PS: caso a UR esteja muito baixa, 10 a 20% os buds secarão totalmente em 3 dias em um armario por ex. Ficar ligado pra nao perder os 55% de umidade, caso aconteça não adianta curar mais.